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A instalação de kits GNV nos veículos é o principal serviço da Manegás. Sempre que os clientes nos procuram para fazer a instalação tentamos orientar da melhor maneira o interessado, dando auxílio nos cálculos de custo benefício relativos a economia do sistema, assim como a indicação dos melhores equipamentos para os mesmos. Abaixo segue os principais itens que salientamos nas explicações:

1 - TIPOS DE KIT: Independentes de marca, os kits de GNV são separados por gerações e é muito importante que o interessado fique atento neste quesito, pois muitas vezes os sistemas são incompatíveis com determinados veículos. Segue abaixo os principais tipos de kits existentes: 

  • a. 1ª e 2ª GERAÇÃO – PARA VEÍCULOS CARBURADOS OU INJEÇÃO ELETRÔNICA EFI: Os kits 1ª e 2ª geração são equipamentos que injetam gás através da aspiração do motor, sendo incompatíveis para veículos que possuem injeção eletrônica moderna. Portanto estes kits são recomendados para veículos mais antigos com alimentação carburada, ou injeção eletrônica simples (sistemas EFI´s). Hoje em dia estes equipamentos estão tornando-se defasados e são muito pouco instalados.

  • b. 3ª GERAÇÃO – SISTEMA GERENCIADO: O sistema 3ª geração se diferencia das gerações anteriores por ter uma eletrônica embarcada que consegue dosar a entrada de combustível no motor através de um gerenciamento eletrônico, ou seja, é um equipamento aspirado (analógico ainda) que possui um "dosador" eletrônico gerenciado pela sonda lambda do veículo. A tendência deste kit é se tornar cada vez mais defasado no mercado, dito que a grande maioria dos veículos, nos tempos atuais, instalam o kit 5ª geração.

  • c. 5ª GERAÇÃO – KIT INJETADO – SEQUENCIAL: Este equipamento é hoje o sistema mais instalado nos clientes da Manegás. Se caracteriza por ser uma injeção eletrônica para gás natural. Assim como a injeção eletrônica do veículo, este kit se comunica com o motor, conseguindo absorver informações do mesmo e com isso injetar uma quantidade de gás calibrado para dentro do motor. Portanto, o kit 5ª geração, consegue deixar o motor (que é uma máquina térmica) em equilíbrio, atendendo as necessidades ao qual o motor foi projetado pelo fabricante.

 

Além disso o sistema 5ª geração vem com alguns detalhes que fazem a diferença:

  • • Mínima percepção de perda de potência;
  • • Melhor desempenho em economia e autonomia;
  • • Manutenção do motor igual a original;
  • • Passagem automática de um combustível para o outro sem percepção na troca;
  • • Chave seletora com aviso sonoro;
  • • Quando acaba o gás passa automaticamente para gasolina;
  • • Equipamento que trabalha em equilíbrio com o motor.

OBS: A Manegás especializou-se na instalação dos kits 5ª geração, tendo cursos dentro dos fabricantes de kits, além de uma diversidade variada de veículos já instalados.


2. CILINDROS: O mercado do GNV oferece uma gama variada de tipos de cilindro que vão no porta-malas do veículo (reservatório - "butijão"). Sendo que é bem importante certificar se o cilindro é do sistema GNV, possuindo suas certificações, pois trata-se de um cilindro especial que não possui solda e possui uma parede que varia de 15 a 25 mm, apto a sofrer os 220 bar de pressão no abastecimento. A Manegás procura instruir os melhores cilindros para os respectivos porta-malas, buscando uma eficiência no espaço e uma autonomia boa. Possuímos um estoque variado de cilindros, tendo a disposição as melhores marcas que o mercado possui. VEJA MODELOS DE CILINDROS NAS FOTOS.

OBS: Cuidado com cilindros irregulares, pois o GNV recebe alta pressão, diferente de outros sistemas. Todos os acidentes que ocorreram no Brasil com sistemas de gás GNV foram devido a cilindros irregulares, portanto, cuidado!